01 dezembro, 2009

E agora parte II


Já faz um tempo que não falo sobre meu bebê né! Vamos lá.
Muitas coisas aconteceram de agosto para cá, principalmente nos dois últimos meses.

Eu já contei Aqui referente às dificuldades de encontrar uma escola para o Lipe no próximo ano devido à margem de 06 meses que ele está adiantado no Pré.

Conseguimos uma escola que na verdade será como uma continuação da atual, os métodos de ensino + material didático são os mesmos. Como nem tudo são flores, e rapadura é doce mais não é mole, mais barreiras surgiram e nosso caminho. Ele foi submetido a uma provinha, um teste digamos assim (pela nova escola), uma semana depois nos chamaram até lá para nos mostrar o desempenho. Um teste muito legal, umas 05 folhas frente e verso com algumas pegadinhas psicológicas... ADOREI !!! Não sabia que meu filho já fosse capaz, ele se saiu muito bem. Conversamos diretamente com a psicopedagoga da escola que o avaliou como apto a ingressar no 1º ano, mas que devido ser mais novo 06 meses que os demais alunos + exigências da delegacia de ensino e Secretara da Educação, ele deveria passar por outra avaliação que não fosse da escola para a escola não ter futuros problemas.
Lá fui eu atrás de outra psicopedagoga para avaliar e emitir um laudo.


Depois de vários contatos que cobravam valores absurdos, consegui uma ótima que fez todo o processo 03 sessões + uma somente com os pais e laudo final para a escola, e me deixou mais perdida que pinto no lixo. Ela nos aconselhou a manter ele no pré por mais uma ano, disse que ele é capaz ( muito inteligente, tem uma ótima percepção) ele pode ir sim para o 1 167 ano, porem muito imaturo ainda, e o pior ela praticamente “laudou” o que eu particularmente já sabia e já tinha sido alertada por 02 pediatras, que o Felipe está no grupo de risco da famosa TDAH veja aqui e aqui o que é TDAH. Encaminhou-nos para uma Neuropediatra, mas ainda não o levei. Tenho lido muito sobre o assunto TDAH, mas o que me interessa mais nesse momento é se sigo as orientações da psicopedagoga particular, da psicopedagoga da escola ou sigo meu coração de mãe, que diz sim, que ele é capaz e que não teremos problemas futuros por essa pequena diferença de 06 meses. Ah! Outra coisa que ela avaliou também é a dificuldade que ele tem para pronunciar palavras com La ou Ra no meio tipo: problema ele diz pobema, prato ele diz pato, e Xuxa ele diz sussa ( rsrsrrsrs ), com o G também tem dificuldade Gesilene ele diz : minha mãe se chama zesilene. Para a idade ele está um pouco atrasado, isso nós também já sabíamos, fomos encaminhados a fonoaudióloga.
Para finalizar esse nosso novo dilema, que com certeza vai render muito ainda, a pontuação é feita de 14 a 30 . No geral ele atingiu 21 pontos. Que foi avaliado como BOM para a idade (está dentro da média da maioria)

Um comentário:

Big Family disse...

Gesy, peço mil desculpas em não ler o seu post... mais irei ler sim em breve.. pq vi q fala em dificuldades na escola (Ageu esta com esse problema)...Peço desculpas também pq vc disse que me mandou e-mail e eu não respondi, sinceramente, não me lembro. Me mandou quando o e-mail e para que e-mail? To boba em não ter respondido... peço desculpas mesmo.
Vim agradecer pelos comentários, pela resposta do questionario..rs... Agora já add vcs lá nos favoritos e não vou perder um post sequer... To no corre-corre pq o pequeno chega amanhã.. irei acordar as 4h, se dormir, claro :P rs... Bjãoo!!!