03 março, 2010

Método Montessori

foto retirada do flickr - Galeria de Naudecoração


Depois que o Lipe foi diagnosticado grupo de risco TDAH e DDA, eu comecei a pesquisar muito sobre o assunto, principalmente sites com idéias de brincadeiras e atividades que trabalham a atenção, concentração interesse da criança. Não que eu nunca tenha feito brincadeiras e atividades parecidas com as do método, mas nada melhor, que, quando estamos bem informados sobre o assunto. Confesso que estou apaixonada, e tenho colocando em prática aqui em casa, desde a decoração do quarto a disposição dos brinquedos e além das atividades e jogos. Têm dado super certo, além de aproximar muito nós três, os resultados são milagrosos. As atividades são simples, porem com eficiência notável e muito prazerosa para ele.

Trata de um Método criado por Maria Montessori, uma das grandes pioneiras nas pesquisas sobre o desenvolvimento da criança. Veja aqui e aqui para saber mais sobre quem foi Maria Montessori, uma educadora italiana que nasceu em 1870e morreu em 1952. Doutorou-se em medicina pela Universidade de Roma. É um método pedagógico que se baseia sobre um profundo trabalho de observação e pesquisa psicológica que valoriza a experiência sensorial, a aprendizagem como experiência e um ambiente estruturado, muito estimulante, onde a criança possa atuar.

Encontrei aqui nesse flickr algumas idéias para introduzir o método nos ambientes de sua casa.

Em breve retornarei com fotos dos nossos momentos e adaptações Montessorianas. Pois, não se trata apenas de estimular, tem que colocar em prática.


P.S: Não sou educadora, nem tão pouco profissional do ramo pedagógico e ou psicológico, sou apenas uma mãe em busca de novos conhecimentos, que gosta e precisa aprender e conhecer idéias alternativas e criativas que estimule a criatividade e aprendizado do meu filho. Preocupada com seu futuro, e que zela muito pela sua qualidade de educação, conseqüentemente pela sua qualidade de vida.

Um comentário:

Nádia disse...

Descobri o seu blog recentemente, muito legal! Queria saber se vc conhece e tem interesse nesse grupo do FB sobre Montessori, as discussões são interessantes! Participe!

https://www.facebook.com/groups/131727546931915/